Casa do Ribeirinho inaugurada

O Centro Interpretativo da Gralheira - Casa do Ribeirinho abriu as portas no passado dia 3 de Agosto. A inauguração marcou também a abertura da exposição sobre a vida de Armando Costa


Foram quatro as mãos que retiraram a bandeira da placa comemorativa, oficializando o início da activade da Casa do Ribeirinho. Para além do Presidente da Junta de Freguesia da Gralheira, Acácio Ribeiro, e do presidente da ARCDG, Fernando Botelho, estiveram presentes Pereira Pinto e o Padre Sérgio Lemos, em representação da Câmara Municipal de Cinfães e da Paróquia local, respectivamente.

O Centro Interpretativo iniciou a sua actividade com a exibição de um vídeo sobre a vida do atleta gralheirense Armando Costa, realizado por Elizabete Francisco. O filme assinalou também a abertura da exposição que reúne fotografias, documentos, troféus e outros elementos que contam a vida de Armando.
 

Seguiu-se a exibição do documentário "Cegada", elaborado por Pedro Fonseca, que incide sobre a recriação dessa actividade, promovida pela ARCD Gralheira em 2009. Inserida no âmbito do projecto de recuperação da antiga residência paroquial, a Cegada é detalhadamente descrita no documentário, para além de ser aprofundado o seu contexto histórico e social. 

Após os discursos de Pereira Pinto, Fernando Botelho e do Padre Sérgio Lemos, o evento terminou com um pequeno convívio no espaço inaugurado, através da prova da bola típica da região.



Fotogaleria da Inauguração