Fundação

 

No dia 6 de Abril de 2009 começou a história da A.R.C.D Gralheira, depois de levada à prática a vontade comum dos sócios fundadores: divulgar a Gralheira - a do passado, a do presente e a do futuro.

Para além de tentar proteger as suas antigas tradições, a ARCDG pretende divulgar as valências que aldeia possui na actualidade. Talvez mais importante, procura potenciar esses mesmos recursos, apontando ao desenvolvimento.

Numa era que tanto globaliza como centraliza, tentamos mostrar que estas aldeias salpicadas pelos montes têm um futuro. Pelo menos um melhor que o completo abandono e desertificação.  

Objectivos a longo-prazo

 

Aqui ficam as metas a longo-prazo da ARCDG, inicialmente eleitas pelos sócios fundadores: 


" (...) [a construção de] um Centro de Dia ou Lar, indo de encontro à preocupação social relativa à integração da população idosa da freguesia e do concelho, tal como definido na Acta Nº2 da Assembleia Geral;
- Um lugar de convívio para jovens e adultos, na forma de bar ou café, referente á componente recreativa da Associação e estabelecendo-se como fonte de receitas para a mesma;
- Um complexo desportivo, abrangendo vários desportos, desde o futebol à natação;
Para além destas estruturas, e no sentido de colmatar as necessidades da freguesia, regista-se ainda o objectivo de melhorar as condições de socorro, seja pela disponibilização de veículos de neve ou pela criação de um posto socorro.
​ "